domingo, 3 de julho de 2016

Rubrica: Livros do Mês #2

Ora boas.
Como este mês é, para todos, em princípio, mês de férias, tenho a chance de pensar que, se vocês têm mais tempo, poderão ler livros maiores. Daí, os livros que vos trago hoje têm todos mais de 400 páginas, sendo que os escolhi propositadamente, mas não se assustem, são grandes em tamanho, mas também na qualidade (pelo menos, aos meus olhos). Por isso, preparem o saco de praia ou a mochila e reservem um espaço considerável para as três obras seguintes, uma de cada vez, como é óbvio:
  1.  "Um Avião sem Ela", Michel Bussi - "Dois bebés de três meses. Um trágico acidente de avião. Só um sobrevive... Mas qual?" são as quatro frases que podemos ver na capa do livro, pelo menos na edição que eu tenho. Pois bem, então há, realmente um grande acidente nas montanhas e, curiosamente o único sobrevivente é uma bebé de três meses, de cabelo louro e olhos azuis, tal como outra bebé que embarcara naquele avião, no mesmo dia, são elas Emilie e Lyse-Rose. Como seria de esperar para a trama, há duas famílias de meios distintos que entram em conflito, uma rica e outra pobre, e há ainda um detetive que pensa, passados muitos anos, ter chegado à solução da questão, mas é assassinado. Há ainda, pelo meio, um romance que nos parece proibido, até chegarmos ao final do livro e nos depararmos com um desfecho totalmente diferente daquilo que esperávamos, não seja uma obra de um autor de vários policiais. É definitivamente um dos livros que mais me prendeu, cheio de descobertas, numa viagem transbordante de saltos entre o presente da narrativa e o passado.
  2. "Três Destinos", Nora Roberts - para ser sincera, já li este romance há três anos e, por isso, há muitos pormenores que me faltam, pelo que, como podem imaginar, o vou ler de novo. E por que o vou ler novamente? Porque é bom! Imaginem três estatuetas valiosas, as Parcas, representando três deusas que ditam a vida de uma pessoa (uma tece o fio da vida, outra cuida da sua extensão e outra corta o fio, ou seja, determina o seu fim). Aquando do naufrágio de um navio, em maio de 1915, uma das estatuetas fica na posse de um ladrão que decide que, se conseguir sobreviver, mudará de vida. Um século depois a estatueta, que fica na família, é roubada e faz com que três dos seus descendentes, irmaõs, unam esforços para a recuperar e encontrar as outras duas estatuetas. Todos conhecemos Nora Roberts e as suas fantasias, mas este romance vale, sem dúvida, a pena! Beyond my expectation.
  3. "Lugares Escuros", Gillian Flynn - eu sei que já existe o filme e que podemos ser todos preguiçosos e não ler o livro, mas acreditem que o livro e o filme estão diferentes, ambos bons, mas diferentes. Enfim, uma mãe e duas filhas assassinadas, outra filha sobrevivente que incrimina o irmão adolescente, e mal visto naquela terra, do massacre. O livro vai tendo saltos entre o passado, na altura dos assassinatos, e o presente, com uma sobrevivente algo perturbada, que se aproveita da sua história para fazer dinheiro, levando-nos numa trama de aura misteriosa até mostrar o que realmente aconteceu naquela fatídica noite. É daqueles livros que só se deixa de ler quando já acabou porque, realmente, prende qualquer um!
That's it. Boas leituras!
     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...