segunda-feira, 14 de novembro de 2016

5 razões para ser empático

pink draw
"Se calhar há uma razão para ele agir desta maneira."
Surgiu-me, nestes dias, na convivência com pessoas "pouco empáticas", por razões que me foram muito óbvias, a questão do quão empáticos devíamos aprender a ser, e o quanto a empatia faz falta, quer para nos tornarmos pessoas melhores, quer para melhorarmos o nosso relacionamento com os outros. Enquanto psicóloga que espero vir a ser, esta tem sido uma das características que mais tenho sentido que devo trabalhar, pois ser-me-á estritamente necessário possuí-la, de maneira a entender os outros, e creio que ainda tenho um longo caminho pela frente.
É normal e não temos de achar que há algo de errado em colocarmos o nosso bem estar em primeiro lugar, desde que seja na medida certa e que ninguém saia prejudicado com isso, no entanto o problema reside quando, além do bem estar, colocamos todos os nossos problemas, frustrações, etc., bem como toda e qualquer razão que achamos que temos, antes dos outros e não tentamos entender o ponto de vista deles, bem como não tentamos perceber, verdadeiramente, a maior parte das vezes, os motivos, as razões, as emoções deles.
E eu não me refiro a sermos simpáticos, porque tratar todos com respeito e o mínimo de sensibilidade trata-se de um dever. No entanto, conseguirmo-nos colocar, realmente, na pele do outro, a fim de perceber melhor o que ele sente e por que ele age de determinado modo, é completamente distinto e algo muito mais trabalhoso, visto que somos todos demasiado diferentes.
Deste modo, trago-vos cinco razões para nos empenharmos em desenvolver esta característica:
  1. A empatia torna-nos melhores amigos e ouvintes: é um ciclo, quanto mais compreensivos tentarmos ser, mais empáticos também seremos. E quanto mais empáticos formos, com maior facilidade compreendemos os outros e melhores ouvintes e verdadeiros amigos dos outros tenderemos a ser. Por conseguinte, melhor nos compreenderemos a nós mesmos, com todas as nossas imperfeições, e seremos capazes, igualmente, de ajudar o outro.
  2. A empatia ajuda-nos a evitar conflitos: quando tentamos entender as ações dos outros, sem subestimar as suas razões e os seus motivos, temos maior facilidade em evitar mesmo aqueles pequenos conflitos do dia-a-dia e várias discussões, que só nos tornam pessoas mais amargas, frustradas. Deve ser, aqui, uma das coisas mais complicadas: tentar entender o outro quando ele nos contradiz, quando ele nos falta, de alguma maneira, ao respeito, mas é possível tentar fazê-lo, a fim de nos sentirmos, por fim, melhor connosco mesmos.
  3. A empatia torna-nos mais confiantes: sim, queria dizer confiantes mesmo, não confiáveis (a que se resume o primeiro ponto da lista). E isto como? Na medida em que passamos a conhecer melhor os outros, passamos a conseguir entender os seus sentimentos, e conseguimos lidar melhor, consequentemente, com os nossos pensamentos. Isto é, entendemos que, no fundo, todos somos um pouquinho iguais e um pouquinho diferentes e deixamos de ter problemas em mostrar as nossas semelhanças, boas ou más, e as nossas diferenças, tambem positivas ou menos positivas.
  4. A empatia torna-nos mais convincentes: não pensem que ser persuasivo é mau ou que nos torna manipuladores. Quando somos capazes de entender os outros e de compreender como as nossas ações e palavras os influenciam ou como os fazem sentir, passamos a ter uma maior capacidade de argumentar, de forma mais eficaz, acerca do nosso ponto de vista e conseguimos, mais facilmente, chegar aos outros com o nosso discurso.
  5. A empatia faz de nós pessoas melhores: e não é disso que se trata? Construirmo-nos, diariamente, e com vista a melhorar aquilo que éramos ontem? E um dos pontos a melhorar em nós, definitivamente, é a empatia. Pensem em como se tornaria mais fácil a interação com os outros se todos fizessem um esforço para se entenderem, para construirem relacionamentos mais sólidos, mais baseados na confiança e no entendimento mútuo. Pensem como seria se ninguém julgasse os outros por aquilo que faz ou pelas suas motivações, por mais estúpido que pudesse parecer, de um ponto de vista alheio. 
E é isto. No meio de toda a negatividade que me tem rodeado, parece que tive um rasgo de inspiração, uma luz qualquer, um apelo a gritar dentro de mim, que me obrigou a vir aqui.

Uma ótima semana para todos!

12 comentários:

  1. Gostei do poste eu nem preciso de razão haha, sou querida com quem merece ajo que a lei é esta bjs sucesso

    ResponderEliminar
  2. Que conteúdo mais construtivo. Adorei, ver as coisas e situações pelo olhar de uma pessoa que entende melhor a Psicologia é completamente diferente. Amei ♥

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post, concordo com tudo que você colocou. Realmente ser empático nos torna excelentes ouvintes. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Perfeita sua forma de pensar, se vc é um bom amigo, ouvinte, evita conflitos, é compreensivo, tudo isso te torna uma pessoa querida, especial e o que é mais gostoso que ser especial e querido pelos que nos cercam?
    Adorei, parabéns!!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde como vai? Gostei bastante do tema abordado. POIS muitas pessoas falam que ue sou antipática e tal. Mas nao é isso eu só nao falo com todo mundo e esse é a minha forma de agir. Gostei bastante das dicas sobre empatia, pois confesso que sou bem diferente. beijos

    ResponderEliminar
  6. Ótimo esclarecimento realmente a empatia nos torna pessoas melhores, concordo com sua forma de pensar.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia flor, Amei o post , sempre tive fama de antipática e realmente eu tinha problemas em me relacionar...
    Hoje procuro ser empático, olhar mais, e acho que tenho conseguido.
    Beijos 😉

    ResponderEliminar
  8. Amei! O mundo seria bem melhor se todos tentassem ser mais empáticos no dia a dia.

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post.!!! Mais empatia para um mundo melhor.!!!!

    ResponderEliminar
  10. Que tema interessante! Gostei muito do seu post
    Sucesso!

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    ótimo post, um verdadeiro incentivo para praticar o bem!
    Empatia é uma qualidade maravilhosa, se colocar no lugar do outro é algo muito importante e nobre!
    Concordo com todos os motivos e principalmente com o ultimo, nos tornamos pessoas melhores!

    Beijos e Sucesso

    ResponderEliminar
  12. Que post lindo, ótima proposta de assunto. Praticar o bem faz um bem danado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...