terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Rubrica: Livros do Mês #8

Olá!
Antes de mais, espero que o ano esteja a começar bem e que tenham passado umas boas festividades!
Mas, indo ao que interessa, vocês leram a rubrica do mês passado? Nos últimos "Livros do Mês" do ano passado, fiz uma espécie de wishlist, a qual a minha prima, fã número um - ehehe -, viu e transmitiu o seu conteúdo à família. Recebi dois dos livros que queria e li-os, ansiosamente, para vos vir dar a minha opinião acerca deles (e porque os queria muito, óbvio!). Tenham em mente que li os dois livros em três dias, ou seja, em dia e meio cada um, e isso prova a qualidade deles! Além disso, mal acabei de ler cada um, vim a correr escrever a minha opinião, para não se perder nem um pouquinho do amor por eles. Então, estou a publicar agora, mas já escrevi em dezembro:
  1. "Eu Estive Aqui", Gayle Forman - confesso que não sabia bem o que esperar do livro, tal como disse na rubrica do mês passado. Não estou muito habituada a sair da zona de conforto dos policiais, ultimamente, então estava um pouco reticente e sem grandes expectativas, por me confrontar com uma coisa mais "leve". Mas arrisco-me a dizer que fiquei fã da autora, pois garantiu-me as mesmas emoções de um thriller. Explorou, perfeitamente, a questão da linha tão ténue que distingue a vida da morte, que separa a força de viver e a vontade de morrer, assunto principal num livro que tem por base a vida de uma jovem cuja melhor amiga se suicidou. No entanto, explora mais que isso: explora o facto de nunca conhecermos ninguém, nem os que nos são mais próximos, além de deixar o ensinamento que, mesmo nas piores situações, é possível encontrar o lado positivo, o sentido da vida. Apenas sinto que este livro, embora pudesse ficar bem maior, devia mostrar mais a relação de Cody, a "heroína" da história, e de Meg, a amiga que se suicidou, e até que ponto elas eram assim tão próximas, pois parece que fica por esclarecer, parece que a relação era entendida por Cody como muito mais forte do que seria, na realidade. Contudo, aconselho vivamente a leitura deste e tenho a certeza de que vou ler outros títulos da autora. 
  2. "O Trilho da Morte", Sara Blædel - claro que as expectativas já eram bastante elevadas, dado ter lido (e amado) "As Raparigas Esquecidas" e este livro não ficou nada aquém, ao acompanhar, mais uma vez, Louise Rick, personagem pela qual já nutro imenso carinho. A autora explora, novamente, como crenças podem influenciar a vida das pessoas, e se no primeiro abordou a forma como eram vistos e tratados os doentes mentais, antigamente, neste vai muito além disso, na temática da perversão humana, e mostra como é que o Homem consegue, de forma cruel, ser tão extremista, em nome de uma religião e de uma cultura (neste caso, baseadas na mitologia nórdica), e cometer e ocultar atos atrozes em função disso. Blædel soube, novamente, como cativar a atenção do leitor, na minha opinião, criando cenas de alta tensão, mas sem descrições extremamente gráficas, a um ritmo espetacular, e revelando pormenores que ficaram por abordar no livro anterior, alguns bastante surpreendentes - deixo o suspense. Só tenho a dizer que fico mesmo à espera de mais traduções da autora para o português!

11 comentários:

  1. Olá!
    Os livros da Gayle Forman conheço mas o outro não e achei a premissa bem interessante.
    Espero conseguir ler em breve!
    Belas dicas!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho realmente, a autora tem sido um fenómeno a nível europeu, parece-me. E os policiais são realmente de qualidade :)
      Beijo e obrigada pelo comentário

      Eliminar
  2. Parece ser bons livros pena que não tenho muito tempo pra ler.

    ResponderEliminar
  3. Me apaixonei pela resenha desse "Trilho da Morte"... preciso comprar gente. Achei muito interessante as indicações de hoje ! arrasou.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, como vai?
    Gostei bastante da resenha desse livro. Ainda nao conhecia , mas achei bem interessante.
    beijos

    ResponderEliminar
  5. Adorei suas resenhas, me despertou a curiosidade sobre os livros.

    ResponderEliminar
  6. Eu sou apaixonada por livros e tô sempre pesquisando um livro novo. Adorei a sua resenha e me despertou umas curiosidade para ler este!

    ResponderEliminar
  7. Fiquei curiosa com os livros, só de ler o que você escreveu!
    Ainda não conheço eles, me interessei..
    Sucesso, bjs!

    ResponderEliminar
  8. Eu não conhecia esses livros, mas achei eles bem interessantes. Vou colocar na linha lista (gigante) de próximos livros para ler. Eu fico até boba, porque quero ler todos que aparecem na minha frente, rsrs.

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post... ja acrescentei mais estes dois livros a minha lista de leitura.!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...