Entrámos oficialmente no verão, pelo menos na data, e, por uma estatística que eu mesma calculei, posso dizer que a cerveja é mais consumida nesta época do ano. Pelo menos, juntamo-nos na esplanada do bar da praia, vai uma Mini, coisa que não vejo muita gente a fazer num dia chuvoso de inverno. A minha estatística deverá estar correta... Seguiram o meu raciocínio?
Por falar em cerveja, procuramos anúncios de cerveja e começamos logo a ver mulheres um pouco destapadas, olhar sensual. E foi por acaso que me surgiu a indignação. Já nem me lembro a razão, mas andava a fazer uma pesquisa sobre marcas de cerveja (e são muuuitas) - tópico que poderá ficar para outra altura - e via mulheres por todo o lado. E depois pensamos: quem é o público alvo dos anúncios da cerveja? Resposta sexista: os homens. Começamos logo por aqui. M.A.C.H.I.S.M.O.
Mas adiante... Comecei a ficar revoltada e comecei a procurar mais anúncios dirigidos ao público masculino e encontrava, várias vezes, mulheres seminuas ou nuas mesmo (não que eu tenha alguma coisa contra a nudez, tenho quando a mesma é altamente sexualizada), mulheres submissas ao homem, mulheres a fazer "aqueles olhares", mulheres completamente sexualizadas e objetificadas. A situação não difere do século passado: ao procurarmos publicidade de há vários anos atrás vemos o mesmo conceito de mulher submissa, de que o lugar da mulher é na cozinha e para servir o marido, de que o homem manda e é intelectualmente superior (como podemos ver, por exemplo, aqui: http://www.propagandashistoricas.com.br/2014/01/dez-propagandas-historicas-machistas.html). A única diferença reside no facto de que agora existe menos pudor (felizmente, mas não neste caso) e mais liberdade para mostrar o corpo e, além de estar submetida ao poder do homem, a mulher parece ainda ter, claramente, de o presentear com a sua nudez ou quaisquer atributos físicos.
Por falar em cerveja, procuramos anúncios de cerveja e começamos logo a ver mulheres um pouco destapadas, olhar sensual. E foi por acaso que me surgiu a indignação. Já nem me lembro a razão, mas andava a fazer uma pesquisa sobre marcas de cerveja (e são muuuitas) - tópico que poderá ficar para outra altura - e via mulheres por todo o lado. E depois pensamos: quem é o público alvo dos anúncios da cerveja? Resposta sexista: os homens. Começamos logo por aqui. M.A.C.H.I.S.M.O.
Mas adiante... Comecei a ficar revoltada e comecei a procurar mais anúncios dirigidos ao público masculino e encontrava, várias vezes, mulheres seminuas ou nuas mesmo (não que eu tenha alguma coisa contra a nudez, tenho quando a mesma é altamente sexualizada), mulheres submissas ao homem, mulheres a fazer "aqueles olhares", mulheres completamente sexualizadas e objetificadas. A situação não difere do século passado: ao procurarmos publicidade de há vários anos atrás vemos o mesmo conceito de mulher submissa, de que o lugar da mulher é na cozinha e para servir o marido, de que o homem manda e é intelectualmente superior (como podemos ver, por exemplo, aqui: http://www.propagandashistoricas.com.br/2014/01/dez-propagandas-historicas-machistas.html). A única diferença reside no facto de que agora existe menos pudor (felizmente, mas não neste caso) e mais liberdade para mostrar o corpo e, além de estar submetida ao poder do homem, a mulher parece ainda ter, claramente, de o presentear com a sua nudez ou quaisquer atributos físicos.
Descobri que, como é mais que óbvio, não era a única a ficar extremamente desagradada com esta situação e, além de diversos artigos em diferentes blogues, encontrei um vídeo no Youtube, também ocasionalmente, acerca do assunto. Deixo o mesmo aqui porque quero que pensem, que reflitam sobre o assunto. É por isto que existe feminismo, é por isto, entre tantas, mas tantas, outras coisas, que as mulheres têm de lutar pela igualdade de géneros. Raramente vemos homens a ser colocados desta maneira... E nós não somos nem mais nem menos do que eles.
O que eu sempre digo.... o machismo começa na publicidade! Parecem um bando de crianças que nunca viram uma mulher. Não somos objetos de ninguém. Querem um brinquedo que comprem um.
ResponderEliminarDisse tudo!! ;)
Eliminar