quarta-feira, 22 de junho de 2016

Seremos objetos?

machismo publicidadeEntrámos oficialmente no verão, pelo menos na data, e, por uma estatística que eu mesma calculei, posso dizer que a cerveja é mais consumida nesta época do ano. Pelo menos, juntamo-nos na esplanada do bar da praia, vai uma Mini, coisa que não vejo muita gente a fazer num dia chuvoso de inverno. A minha estatística deverá estar correta... Seguiram o meu raciocínio?
Por falar em cerveja, procuramos anúncios de cerveja e começamos logo a ver mulheres um pouco destapadas, olhar sensual. E foi por acaso que me surgiu a indignação. Já nem me lembro a razão, mas andava a fazer uma pesquisa sobre marcas de cerveja (e são muuuitas) - tópico que poderá ficar para outra altura - e via mulheres por todo o lado. E depois pensamos: quem é o público alvo dos anúncios da cerveja? Resposta sexista: os homens. Começamos logo por aqui. M.A.C.H.I.S.M.O.
Mas adiante... Comecei a ficar revoltada e comecei a procurar mais anúncios dirigidos ao público masculino e encontrava, várias vezes, mulheres seminuas ou nuas mesmo (não que eu tenha alguma coisa contra a nudez, tenho quando a mesma é altamente sexualizada), mulheres submissas ao homem, mulheres a fazer "aqueles olhares", mulheres completamente sexualizadas e objetificadas. A situação não difere do século passado: ao procurarmos publicidade de há vários anos atrás vemos o mesmo conceito de mulher submissa, de que o lugar da mulher é na cozinha e para servir o marido, de que o homem manda e é intelectualmente superior (como podemos ver, por exemplo, aqui: http://www.propagandashistoricas.com.br/2014/01/dez-propagandas-historicas-machistas.html). A única diferença reside no facto de que agora existe menos pudor (felizmente, mas não neste caso) e mais liberdade para mostrar o corpo e, além de estar submetida ao poder do homem, a mulher parece ainda ter, claramente, de o presentear com a sua nudez ou quaisquer atributos físicos.
Descobri que, como é mais que óbvio, não era a única a ficar extremamente desagradada com esta situação e, além de diversos artigos em diferentes blogues, encontrei um vídeo no Youtube, também ocasionalmente, acerca do assunto. Deixo o mesmo aqui porque quero que pensem, que reflitam sobre o assunto. É por isto que existe feminismo, é por isto, entre tantas, mas tantas, outras coisas, que as mulheres têm de lutar pela igualdade de géneros. Raramente vemos homens a ser colocados desta maneira... E nós não somos nem mais nem menos do que eles. 

2 comentários:

  1. O que eu sempre digo.... o machismo começa na publicidade! Parecem um bando de crianças que nunca viram uma mulher. Não somos objetos de ninguém. Querem um brinquedo que comprem um.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...