terça-feira, 21 de junho de 2016

Talvez 18 e picos

tirinha
É verdade, parece que já tenho 19 anos... Para ser sincera, nada disto parece real: não acredito ser maior de idade, não acredito que ando na faculdade, não acredito que já tirei a carta. Por vezes, penso se isto não poderá ser tudo um sonho. Até que ponto é que não estamos todos a viver num sonho e a realidade não está ao nosso alcance? Não quero parecer louca, por isso vou ficar por aqui.
Ainda há um bocado me estavam a dizer "Então, já estás mesmo uma mulher!" e eu ri... Eu? Sinto-me uma criança. Digo que sou adulta mas só na data do Cartão de Cidadão, pois nem na altura nem na cara cheia de acne me dão esse estatuto. E, talvez, felizmente! O mundo dos adultos é chato, cheio de rotinas, responsabilidades, afazeres, compromissos, etc.
Pela primeira vez, em 2015, comecei a morar sem os pais (a tempo parcial, pois a casinha não me escapa ao fim de semana!) e por isso começo a ter um cheirinho daquilo que é a vida adulta, além do facto da universidade ser um grande desafio intitulado "És capaz de ser grande?". Ainda me encontro entre o sim e o talvez, pois não quero ser pessimista... Mas é tudo demasiado complicado, é demasiado peso nas costas de alguém que ainda agora era criança, que ainda agora brincava com Barbies, que AINDA joga Sims e AINDA gosta de ver desenhos animados, se assim lhe der na cabeça! É demasiado peso para quem está ainda para sair das crises da adolescência e dos típicos anos de parvoíce... E a sociedade começa a esperar demasiado de nós. Começamos a ser inquiridos acerca daquilo que queremos fazer, daquilo que queremos ser e com quem queremos estar. Surgem, agora, e noto isso com mais frequência, perguntas como: "E namorado? De certo já há alguém!", ou então "E estás a estudar oquê?", ao qual respondo "Psicologia" e... "Ah pois, isso agora está complicado, mas hás de arranjar emprego, se Deus quiser.". E é assim, esperam que acabemos o nosso curso, esperam que arranjemos emprego, esperam que tenhamos alguém para estar ao nosso lado, esperam que sejamos pessoas como tantas outras. Creio que também espero isso para mim, ainda estou para perceber. Mas é tão mais fácil quando não há pressão... Isn't it?

4 comentários:

  1. Uau, como me identifiquei aqui. Eu, com 22 anos sinto que começo a amadurecer só agora. Já larguei 2 cursos na faculdade, um de jornalismo, mas nos primeiros 3 meses, e um de publicidade, só que esse fiz 7 semestres, só mais um eu terminava, mas já tinha me desiludido com o curso há tempos, tinha perdido toda a animação, e saí, isso não deixou ninguém feliz da minha família. Isso pra finalmente perseguir o que eu gosto realmente desde o meu colegial, a área de biológicas. Em agosto deste ano começo Biomedicina, área que eu desisti quando fui pro cursinho, não sei porque. Engraçado como funciona a nossa cabeça né? Com 18 - 19 anos eu acho que ninguém deveria sofrer essa pressão, ter que decidir o que vai fazer da vida e ter como regra ser bem sucedido já aos 20. Cada um amadurece ao seu tempo e tem sua história, mas acho que a "maioridade" difere, e muito, da maturidade. Não fique se preocupando muito com essa pressão social e não tente atender aos "requisitos". Cada um tem seu próprio tempo e a melhor coisa a fazer é aquela que te deixa feliz, tanto na vida pessoal, quanto nas escolhas profissionais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois com toda a pressão que nos rodeia, cada vez é mais dificil saber o que queremos! Parece que todos esperam tudo de nós e nem nós mesmos sabemos o que esperar... É tudo confuso!
      Já agora, obrigada pelo comentário e pelo apoio!
      E boa sorte!! :*

      Eliminar
  2. Bea gosto de te ler. Tens 19 anos ao que dás a entender, com tudo no sítio. Quanto à pressão, c**a nela. Tu tens jeito para a vida. Já se percebe muito bem isso, portanto sê felizes cada dia se for possível, sem que isso seja uma obrigação. Vais ver que assim dá certo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que só agora vi o seu comentário! :o
      Muito obrigada por ele e pela força! :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...