sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Palavras à minha Consciência

Quando acreditares que tudo está mal, olha à tua volta, vê tudo o que existe de bom por aí e mesmo dentro de ti... Provavelmente continuas a sentir tudo mal, eu sei, conheço esse sentimento que nos coloca naquele beco escuro, claustrofóbico, imundo. Mesmo assim, mesmo sabendo que nada te faz sentir melhor - por enquanto -, vê tudo aquilo que tens conquistado, todas as barreiras que derrubaste, todas as tuas capacidades, todas as coisas, pessoas e emoções negativas que já conseguiste afastar da tua vida, mesmo que por momentos. E depois pensa que isso que estás a sentir é "só mais uma fase", como todos gostam de dizer, é só mais um peso do qual te vais conseguir livrar, em breve, e que te servirá de inspiração para outra "fase" que aí virá, porque elas vêm e cabe-nos apenas olhá-las de frente, com aquela confiança que está lá bem no fundinho, e dizer "Não vou deixar que tires o melhor que há em mim!". Só não desistas, por ti, essencialmente.
E, por favor, nunca uses os outros para te sentires melhor. Nunca penses que devias estar bem simplesmente porque há pessoas bem pior do que tu, algo que nos costumam dizer tantas vezes, não é? ("Não tens razões para estar assim! Há pessoas com muitos mais problemas!" - idiotice, digo eu...) Tambem nunca penses que descarregar a tua negatividade nos outros te vai fazer sentir bem, porque não vai. Vais estar irritado, vais irritar e levar os outros à tua condição, vais criar mais infelicidade, dentro de ti e daqueles que amas, e jamais queres isso, por mais que seja o que desejas naquele momento, magoar todos, magoar-te a ti, desaparecer. Pensa que ninguém tem culpa de te estares a sentir assim, nem tu (pára de te culpabilizar...), mas acredita que isso vai passar, amanhã, daqui a uma semana, daqui a um mês, talvez quando procurares ajuda, contudo passa sempre. E desistir até poderia parecer uma opção, mas nunca penses que é a solução...
Desculpa dizer aquilo que quase todos dizem. Desculpa ser cliché. Mas, às vezes, temos de ser duros.

10 comentários:

  1. ótima reflexão, realmente, ás vezes temos de ser duros, aprender que sentir não é ruim e que cada sentimento precisa ser vivido, por pior que ele pareça, só assim iremos crescer e aprender a lidar com as emoções.

    ResponderEliminar
  2. Amei seu texto, muito motivador, cada emoção que temos deve ser apreciada, até mesmo a tristeza e a solidão, só assim conhecemos a verdadeira felicidade.

    ResponderEliminar
  3. Eu não consigo ser dura. Nasci com esse coração mole e isso me faz sofrer muito, infelizmente sou assim.
    Amei sua reflexão!

    ResponderEliminar
  4. Gostei, foi curto, direto, sincero. Um tanto duro? É, talvez. Mas as vezes, não adianta chegar como uma manteiga, tem que dar aquele tapão pra acordar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Muito bom... mais uma vez.

    Ultimamente, tenho sido "duro" com algumas pessoas, no entanto, essa "dureza" só as fez bem e a mim também. Expresso essa minha "dureza" geralmente em uma palavra: o não. Ser duro na maioria das vezes é ser justo com a gente e com os outros, ser duro na maioria das vezes é a mais nobre e enriquecedora forma de amor: o amor que nos obriga a crescer.

    Parabéns Bia; como sempre, genial!

    ResponderEliminar
  6. Ótimo texto para reflexão!!
    Não sei se em algum momento da vida fui dura com alguém. Prefiro ficar na minha do que magoar uma pessoa. É o meu jeito de ser.

    Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso, estava a ser dura comigo mesmo :) "Palavras à minha consciência"

      Eliminar
  7. Palavras, pensamentos e gestos , tornam o ser humano diferente uns dos outros , com "palavras de minha consciência " você demonstrou como muitas vezes nossa consciência nos torna alguém melhor , pior ou normal .. parabéns pelo texto , e sério me ensina a escrever assim, tão bem quanto você garota ❤

    Bianca - compartilhandoleitura

    ResponderEliminar
  8. Interessante sua reflexão. Tento dar o mesmo conselho para mim mesma de que uma hora vai passar.
    E concordo que devemos ser duros um pouco com nós mesmos, pois ninguém sabe da nossa dor nem do tamanho que enfrentamos, portanto cabe a nós agir.
    Adorei o texto!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...