segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Um NÃO às (des)ilusões

É tão simples andar iludido por aqui, é tão fácil estar enganado em relação a tudo e a todos. Começando pelo simples facto de não sabermos o nosso destino final. Batalhamos uma vida inteira, por tudo e mais alguma coisa, temos sonhos, ambições, projetos, para um dia simplesmente fecharmos os olhos e nada mais haver, se quisermos ser práticos em relação à morte, algo que não costumo ser, acreditando que há algo mais... E notem que não estou a querer ser derrotista, quero ser apenas realista. Nós nem sequer sabemos como ou quando vamos perecer, contudo não conseguimos ser bons, nem connosco, nem para com outros, em tantos momentos, podendo qualquer um ser o último.
Todos nos vão mentir, nem que seja com a mentira mais pequena e insignificante. Todos nos vão iludir (e consequentemente desiludir), nem que a culpa seja unicamente nossa. Todos nos vão falhar em algum momento, nem que seja porque depositámos demasiadas esperanças naquela pessoa. Somos todos seres tão imperfeitos, às vezes tão inacabados, na minha opinião, e com tantas arestas por limar e contornos por definir, que se torna quase impossível não nos magoarmos uns aos outros, quer de forma voluntária ou involuntariamente. Mas podemos, sem dúvida, em vários casos, decidir ou prever qual a dimensão do estrago que causamos, quem ferimos e por quem somos feridos. Porque as pequenas mentiras podem e devem ser evitadas, visto que as grandes "bolas de neve" começam por aí, sem qualquer necessidade. Porque podemos mostrar mais de nós, o suficiente, ser honestos e verdadeiros, a fim de haver menos (des)ilusões, e isto aplica-se a todos. Porque temos de desconfiar sempre mas confiar ao mesmo tempo, não entregar demasiado de nós mas também não construir muros impenetráveis. Mas, acima de tudo, não devemos esperar muito de ninguém, seja quem for, porque o que esse alguém tiver para nós há de ser revelado com o tempo, com paciência: se for positivo, há que manter e há de dar os seus frutos; se for negativo, nem acredito que valha a pena tentar mais, pois só vai causar sentimenos e emoções negativas. É desapegar e seguir em frente... Nem sempre fácil, no entanto possível. 
Pois, afinal, vamos fechar os olhos, algum dia, e queremos a boa bagagem junto a nós, mesmo sem saber o que esperar.

18 comentários:

  1. Num mar de português incorreto e textos ruins, surge um alento. Seguirei com atenção!

    ResponderEliminar
  2. É a magia da vida, a constante triagem que vamos fazendo para seguirmos a nossa jornada. Gostei muito, vou continuar a acompanhar :D

    ResponderEliminar
  3. Bea, gosto MUITO do que você escreve, mas crieo que esse poderia ser um pouco mais fluido ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Nossa como amo ler textos bem produzidos como este aqui.
    Espero que você nunca pare de escrever e nos agraciar com palavras tão tocantes.
    Fiquei feliz pois muito do que ai está escrito eu estava precisando ouvir.
    Beijuh

    ResponderEliminar
  5. Só leve aquilo que te faz bem <3
    Esse texto me descreve. O que não serve, deixa pra lá, deixe pra trás. Mas olha, vou te confessar uma coisa. É muito difícil não se entregar completamente. No meu caso, pelo menos.

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente a vida é assim. Confiar desconfiando, viver um dia após o outro e se nos iludirmos hoje, que amanhã a gente possa começar a sonhar novamente.
    Texto perfeito!
    Amei.

    ResponderEliminar
  7. Esse é o tipo de texto que se passa em minha mente quando acaba aquele relacionamento em que dei tudo de mim, fiz o possível e o impossível para dar certo e do nada acabou...
    Que se passa em minha cabeça quando fico triste, quando penso no futuro...
    É um texto que mostra o sentimento de quem o escreveu e sua vivência nesse mundo vil, parabéns pelo texto, seu português é muito incrível.
    Simplesmente adorei!

    ResponderEliminar
  8. Oie, tudo bem? Que texto incrível! Acredito que a vida é uma coleção do que realizamos ao longo do caminho. Precisamos estar atentos ao que fazemos dela. Sonhos a realizar, o bem por fazer, sementes de bons sentimentos pelo caminho, acredito que isso é viver bem, isso é deixar uma herança. Beijos, Érika ^^

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Acredito que o que torna a vida mais bonita são justamente essas imperfeições que vêm no pacote.
    ;)
    www.sintesenerd.com

    ResponderEliminar
  10. Bia, para não fugir da regra do que tem postado nesse blog, esse ensaio que escreveu (posso considerá-lo, certo?) é magistral, cheio da sua personalidade analítica e reflexiva. Gostei de verdade.

    Sempre que leio alguma coisa sua, saiba que me inspiro a escrever alguma coisa também. Seus textos são contagiantes, rs.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada! É tão bom saber disso... :)

      Eliminar
  11. Cheguei um ponto da vida que passei a admirar as desilusões que passei e amadureci através disso. São fases ruins e complicadas, que doem, mas que nos fazem crescer. Faz parte da vida. Seu texto ta leve, muito bem escrito. Gostei muito. Bjim

    ResponderEliminar
  12. Magnífico! Me lembrou um debate recente com um amigo. Eu falava pra ele de nossas pequenas e "inofensivas" corrupções, de nossas mazelas e defeitos, e da importância de não nos vitimizarmos frente às decepções da vida, porque em algum momento nós também decepcionamos alguém. Essa discussão se deu após assistirmos um vídeo da cantora Flaira Ferro com a música: "Eu quero me curar de mim". É linda! Seu texto também me lembrou a seguinte citação: "As pessoas sempre irão te magoar um dia, você só precisa escolher por quem vale a pena sofrer." E isso é super importante para que nós compreendamos que os relacionamentos têm as suas complexidades, uma vez que cada indivíduo tem suas idiossincrasias, portanto, as relações humanas terão seus conflitos e é imprescindível que eles ocorram, mas é preciso aprender a lidar com eles. Amei o texto! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chegou exatamente onde também queria chegar! ;)
      Obrigada!

      Eliminar
  13. Texto super verdadeiro e real. Destaco a frase "não conseguimos ser bons, nem conosco, nem para com outros, em tantos momentos..." e digo que a cada dia estamos piores uns com os outros e com a gente mesmo. Tentamos acertar a todo custo, mas vamos nos deparando com as desilusões, decepções, mentirinhas, causadas pelas pessoas e também causadas por nós e vamos nos perdendo pelo caminho. E qual a receita para não esperar nada das pessoas??? Ainda não achei.

    http://solteiricedemae.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Oi Bea,

    Acredito que toda a graça está no fato de sermos imperfeitos! Quanto mais cedo descobrimos que existem coisas que não controlamos, mais cedo vamos nos desapegando de sentimentos negativos e arrependimentos. Nada fácil, como você comentou, mas não esperar muito ajuda! :)

    Até mais! :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...