sábado, 13 de agosto de 2016

Felicidade e quilos a mais

Depos do pesadelo que vivi esta semana, as coisas já estão calmas e já há tempo, força e vontade para escrever novamente, após estes diazitos de ausência. E já agora aproveito para agradecer o apoio de todos!
Mas vamos ao que interessa para o momento!
Recentemente, vi mais uma daquelas publicações/imagens no Facebook que devia existir em dobro ou em triplo, por dois motivos: primeiro, para que todos os preconceituosos começassem a entender que qualquer um é bonito do jeito que é e o que importa é gostar de si mesmo, e segundo, porque são necessários estes pequenos empurrõezinhos para uma autoestima mais elevada.
Já não é a primeira vez que abordo, aqui, o tema do excesso de peso e da autoestima, mas tenho várias razões para tocar tanto nestes pontos, e uma delas é o facto de eu própria ter excesso de peso e ter de trabalhar constantemente no amor próprio, porque a sociedade não ajuda, e porque, sinceramente, não quero mudar e só desejo sentir-me melhor com aquilo que sou, além de que creio que ainda há muitas ideias disparatadas acerca de pessoas gordas (e, por favor, não entendam "gordo" como uma coisa má, é apenas um adjetivo, como é alto, baixo, magro, etc.), tal como vou enumerar:
  • "Pessoas gordas são sedentárias." - okey, é verdade que não sou a pessoa mais ativa que vocês conhecem, mas também não sou sedentária a 100%: adoooro andar de bicicleta, não dispenso as minhas caminhadas, já fiz natação (e, estupidamente, deixei porque me sentia mal com o meu corpo porque era parva) e adoro o ar livre e quase tudo o que envolva natureza. E o mesmo acontece com várias pessoas com excesso de peso, que podem ser verdadeiros amantes de desporto!
  • "Pessoas gordas não têm uma alimentação equilibrada." - sei que não sou assim tão gorda, mas também sei que não são os pequenos exageros esporádicos, como um gelado ou outro no verão ou uma pizza ou um kebab com os amgios, que aumentam o meu peso e não posso dizer que tenha uma alimentação desiquilibrada: eu adoro fruta e esta constitui uma grande parte da minha alimentação, especialmente no verão, seja ao natural, em batidos ou sumos (sem açúcar!); sempre comi legumes, vegetais, leguminosas e, que me lembre, só torço o nariz ao feijão verde, à courgette e aos agriões; o pouco pão que como é de sementes e cereais e é feito cá em casa, pelo meu pai; e, além disso, não sou grande fã da maior parte da carne e qualquer gordura que ela tenha fica na borda do prato. Mas não fica por aí, eu sei aquilo que como e, na maioria das vezes, tento comer de forma regrada, that's it...
  • "Pessoas gordas acomodam-se." - já pensaram que podem simplesmente amar-se como são e não querer mudar? Isso não é acomodação... Além de que algumas pessoas com excesso de peso podem estar nessa condição devido a problemas hormonais, toma de determinados medicamentos, e até stress e ansiedade, situações que podem não ser fáceis de reverter.
  • "Pessoas gordas não são saudáveis." - não vou falar aqui de obesidade, que é uma doença, mas mesmo assim não implica que a pessoa não goste de si mesma! Mas, aqui em casa, tanto eu como a minha mãe temos excesso de peso e não temos qualquer doença, em especial a minha mãe, por já ser mais velha, seja de coração, diabetes, colesterol alto, whatever. Em compensação, e infelizmente, o meu pai, que é mesmo muito magro, sofre de diabetes e recentemente teve de começar a tomar medicação para baixar o colesterol, e tem uma alimentação super equilibrada! How??
  • "Pessoas gordas não vão encontrar alguém que as ame." - wow, sinceramente até me custou escrever isto aqui mas, na verdade, ainda há muita gente que olha para determinados casais e pensa "Mas ela é gorda. Como é que está com ele?!" e eu já presenciei comentários desses e é da coisa mais nojenta... O número que marca a balança ou o tamanho que vestimos não interessa nada quando alguém gosta realmente de nós, e sejamos gordos ou magros somos humanos, temos sentimentos, amamos e somos amados, porque é assim que funciona! E podem ter a certeza que há, por aí algures, alguém para cada um de nós, alguém que nos aceita e nos quer exatamente como somos. Peso ou aparência não tem nada a ver com relacionamentos e sentimentos, entendem isso?
Enfim, precisei de chegar ao fim para dizer o que queria: que o que importa é ser feliz e, definitivamente, a beleza de cada um está naquilo que somos interiormente e no quanto nos amamos, no quão confiantes mostramos ser e na capacidade que temos de demonstrar que somos felizes, independentemente de qualquer coisa. É isso que é a beleza, seja num corpo tamanho XS ou XXL.

4 comentários:

  1. Oi Bia ou Bea.. haha
    Já sabes que sou fanzassa dos seu blog! Sempre que passo por aqui fico impressionada com os textos, e esse em especial é digno de "compartilhamento".. Realmente é muito triste ver pessoas lindas, sofrerem com os padrões que a sociedade ou a mídia nos impões! É revoltante! Concordo totalmente com o a frase da imagem: Corpo bonito é aquele que tem uma pessoa feliz dentro. Vou lhe dizer: Não penses que são só as "gordinhas" que sofrem, as magrinhas tbm, e o pior de tudo é ouvir das pessoas: - A mas vc é tão magra, não devia estar reclamando! Passei muito tempo ouvindo isso, como se apesar de "ser assim" eu não podia estar infeliz com aquilo! Mas enfim, nos meus 21 aninho aprendi a me amar, e me aceitar, hj percebo quanto estava errada em me sentir mal, hj se estou magra, se estou gorda, pouco me importa o que irão pensar se eu estiver em paz comigo mesma! Beijos e sucesso!
    http://www.deixameser.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigada <3
      Realmente também vejo muito essa de acharem que alguém que é magro tem de ser feliz, porque magreza = felicidade.
      Estamos numa sociedade com pensamentos muito ignorantes, não é mesmo??!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...