sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Como acabei (provisoriamente) com a insónia

Olá, 
Hoje o conteúdo é um pouco diferente, mas penso que do interesse de muita gente, especialmente quem tem dificuldades em adormecer e para quem está ansioso, stressado. Juro que adorava ter sabido disto muito mais cedo!
Sabem o que é ASMR? Se não sabem, não se preocupem, porque só "conheci" isto há uns dias, embora o tenha experienciado a minha vida toda (o que, certamente, se aplicará a muitos de vós). Então, ASMR significa Autonomous Sensory Meridian Response (Resposta Sensorial Meridiana Autónoma), mas não se assustem com o nome pomposo, que até parece aludir a algo assustadoramente científico.
Basicamente, ASMR é uma resposta involuntária do nosso corpo a determinados estímulos, como quando nos mexem nos cabelo ou quando recebemos uma massagem. Sabem aquela sensação de formigueiro, um pouco inexplicável, que começa na cabeça e desce pela coluna e que nos deixa extremamente relaxados? É isso! No entanto, este tipo de resposta pode ocorrer perante inúmeros estímulos e diferentes pessoas também reagem a diferentes "gatilhos". Procurem no YouTube, que vão encontrar imensa coisa (eu contínuo perplexa com o facto de nunca ter visto isto antes!). É certo que vão encontrar pessoas que se tornam, no mínimo, estranhas, ou outras que vão tentar levar o assunto para outros contextos e é, provavelmente, certo que achem determinados vídeos "estúpidos", mas sou apologista da ideia "Se é estúpido mas resulta, então não é estúpido", right?
Antes de continuar, devo referir que, embora tenha tentado, nunca consegui adormecer com músicas relaxantes e aquelas imagens da natureza, água a correr, etc., nada funcionava. Contudo, desta vez, foi diferente...
O que aconteceu comigo foi (e tive de andar no histórico para perceber como tinha chegado lá): estava a ver este vídeo de como fazer uma bola anti-stress com slime, e nas sugestões laterais apareceu ESTE VÍDEO e, okay, tinha cores e brilhantes e eu cliquei, sem fazer ideia do que era. Mas, digo-vos, fiquei tão "mole", tão noutro planeta, num estado completamente hipnótico... Não têm ideia! Fiquei tão relaxada e com tanta vontade de dormir, que pensei que pudesse realmente resultar nas noites mais complicadas. E não é que resulta mesmo? Já vi mais alguns vídeos deste género, antes de dormir, e acabei por adormecer com muito mais facilidade. E há com todos os "gatilhos", apesar de nem todos resultarem comigo: com massagens, com sussuros e som de respiração (estes, pessoalmente, não gosto), com barulhos de papel, plástico, entre muitos outros. Basta escreverem, como já disse, no YouTube, "ASMR" e procurarem o estímulo que resulte com vocês.

E é isto. Espero, realmente, que os vídeos vos ajudem, como têm feito comigo. Bom fim de semana!

2 comentários:

  1. Olá
    Eu tenho uma dificuldade imensa pra dormir. Geralmente, tomo um chá de camomila ou erva doce. Isso já me acalma bastante. Tento ler também. Ler me deixa mais relaxada e pronta pra dormir. Adorei as dicas. Vou tentar numa próxima noite insone.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho mesmo! ;)
      Procure no youtube por "ASMR villa", fico a dormir num instante!

      Beijo*

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...