quarta-feira, 8 de março de 2017

Manifesto ao Dia da Mulher

Passei o dia de ontem a pensar no que iria escrever aqui, passei o dia às voltas para chegar a conclusão nenhuma. Queria exaltar as mulheres, pelos seres fantásticos que podem ser. Queria dizer que adoro ser mulher, por todo o motivo e mais algum que agora me está a faltar. Queria poder engrandecer este dia e dizer o quão importante ou bonito ele é. Mas não consigo fazer isso. Não consegui escrever nada que celebrasse este dia. Não acho que haja motivo para o fazer, talvez.
Não posso celebrar o Dia da Mulher enquanto as mulheres continuarem a receber menos dinheiro que um homem  pelo mesmo trabalho. 
Não posso celebrar o Dia da Mulher enquanto não conseguirmos ter a mesma representatividade que os homens seja em que setor for. 
Não posso celebrar o Dia da Mulher enquanto houver pessoas a achar que o lugar de uma mulher é na cozinha, em casa, a cuidar dos filhos, do marido, etc.
Não posso celebrar o Dia da Mulher enquanto não tivermos liberdade de decidir o que queremos fazer com o nosso corpo e enquanto ainda existir a proibição para abortar, por exemplo.
Não posso celebrar o Dia da Mulher enquanto ouvir mulheres a dizerem que o feminismo não é necessário - entendam-no primeiro...
Não posso celebrar o Dia da Mulher enquanto nos continuarem a julgar pela nossa aparência, pela nosso corpo, quando temos muito mais para dar.
Não posso celebrar o Dia da Mulher enquanto não conseguir sair à rua à noite sem que me sinta ameaçada pelo estranho que passa por mim, só porque sou mulher.
Não posso celebrar o Dia da Mulher enquanto há mulheres a serem violadas e a terem parte culpa jogada para cima delas pelos motivos mais estúpidos.
Não posso celebrar o Dia da Mulher enquanto houver mulheres a serem oprimidas em todas as partes do mundo por serem consideradas propriedade do homem.
Não posso celebrar o Dia da Mulher, simplesmente, porque não temos assim tanto que celebrar.
Recuso-me a receber uma flor e um "Feliz Dia da Mulher" porque sinto que é hipocrisia da sociedade dizer que já conseguimos muito quando ainda somos consideradas, mesmo que discretamente em determinadas ocasiões, seres inferiores...
E é isto.

11 comentários:

  1. Olá!
    Gostei do post, apesar de não concordar em certas partes dele. Acho que existe sim um motivo para celebrar, pois por mais que não tenhamos conseguido solucionar tudo, nossa luta está mais forte que nunca. Comparando com séculos atrás, quando a mulher se soubesse escrever o próprio nome era muito e não tinha acesso a educação, não frequentava as universidades pois eram proibidas, hoje podemos dizer sim que tivemos muitas vitórias. Ainda falta muito, mas é preciso recuperar o fôlego para continuar.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. olá td bem? espero que sim
    Primeiramente parabéns pelo blog e pelo post, concordo em partes com vc, apesar de todas as teorias existentes sobre esse dia da mulher, eu acredito que existem inúmeros motivos para tal dia ser comemorado e lembrado.
    bjs, blog encrespa
    http://brunnajoshua.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Não concordo con tudo que escreveu, mesmo assim é um ótimo texto, principalmente para refletirmos sobre o que esse dia realmente representa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Oiii, onde faço para aplaudir seu texto? Como faz pra que todos pensem assim? Ler isso nos mostra que precisamos lutar mais, para que daqui 10, 20, 30 anos a luta continue mas com tudo o que lutamos hoje esteja em nosso direito. Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Alguns pontos eu concordo e alguns outros não, mas parabéns por expressar sua ideia! Infelizmente a nossa luta ainda continua e é uma triste realidade que muitas coisas citadas por você, ainda aconteçam!

    ResponderEliminar
  6. Oi, tudo bem? Eu concordo com a maioria dos pontos citados, mas discordo de alguns. Em geral eu gostei do texto!!

    ResponderEliminar
  7. Olá, Antes de mais nada, parabéns pelo nosso dia e pelo post. Eu tenho estado bem decepcionada com alguns posicionamentos que tenho lido, mas ponto de vista é algo pessoal. Também não concordo com essas datas porque para mim há muito motivos excusos por trás dessa pseudo comemoração. De qualquer forma, o que acho mais importante é a mulher se valorizar e se aceitar antes de mais nada. O mundo não é culpado por todos os problemas, dificuldades, limitações e não somos apenas nós que sofremos com isso. Quando a mulher sabe bem que é, o valor que tem e seu papel no mundo, não há necessidade de leis nem regras para determinar a interferência de outras pessoas na sua vida. Tudo é questão de amor próprio e tenho visto que falta demais isso por aí. Um abraço e até a próxima!

    ResponderEliminar
  8. Texto bem escrito! Você expressa bem sua opinião. Embora não concorde com o conteúdo, seu texto está muito bom. Parabéns e sucesso para você! Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Apesar dos avanços,não temos o que comemorar. O 8 de março não é sobre comemoração, é sobre luta pelo fim da violência. <3

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente essa ainda é a realidade de muitas mulheres pelo mundo. Acho que alguns avanços foram alcançados mas a luta realmente continua. Acho que uma das palavras mais bonitas que aprendi nos últimos tempos foi a Sororidade. Acho que apenas unidas conseguiremos ganhar espaço e respeito <3
    Beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderEliminar
  11. Oi!
    Concordo muito com seu texto, realmente não dá para comemorar como se já tivessemos conquistado muito, quando na verdade em alguns momentos sinto é que estamos regredindo com tanto discurso de ódio e falta de sororidade.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...