sábado, 29 de abril de 2017

É uma dose de empatia, por favor! (Vamos falar daquele "jogo")

Tenho de vir falar disto porque tenho visto muitas barbaridades escritas e custa-me acreditar que as pessoas sejam só insensíveis, prefiro acreditar que não pensaram antes de se pronunciar...
Se estão atentos às notícias que vão passando pelo Facebook ou até a postagens dos vossos amigos, já devem ter ouvido falar, com certeza, no "jogo" da Baleia Azul. Confesso que inicialmente não estava a entender muito bem o que se estava a passar, embora tenha descoberto isto antes mesmo de chegar a Portugal, mas a verdade é que fiquei perfeitamente chocada, como se ainda não soubesse do que o ser humano é capaz. Mas entendam que eu não me refiro a quem se automutila... Refiro-me àqueles que ainda continuam a aliciar pessoas que se encontram demasiado mal para dizer não ao sofrimento que acabam até por desejar - eu consigo entender isso. Empatia, lembram-se?
Vocês sabem do que estou a falar, não sabem? O "jogo" consiste numa série de desafios que envolvem comportamentos suicidiários, como automutilação e mesmo suicídio, que é o culminar do desafio. Mas eu não fico, infelizmente, chocada com quem pratica estes atos contra si próprio, pois acabamos por saber, não só no meio em que estou, que a mente humana consegue ser a melhor e a pior coisa. E lembrem-se que ninguém, a não ser ele mesmo, pode imaginar o sofrimento psicológico daquele que se submete a um sofrimento físico que, comparado com o primeiro, não é nada. Em primeiro lugar, tentem entender isso e perdoem-me se estiver errada: a pessoa que se automutila, muitas vezes, recorre a esse comportamento quer para aliviar a dor psicológica, quer porque nem isso lhe dói tanto quanto os seus pensamentos e é uma forma de escapar a eles. Não é fácil de perceber, mas creio que é assim que funciona. Em segundo lugar, jamais podemos julgar ou criticar alguém por o fazer, ou chamá-lo de fraco, de "pobre de espírito". Como me farto de dizer, o sofrimento é muito subjetivo e aquele acontecimento que para alguém não quer dizer nada, para outra pessoa pode ser o fim.
Então, não julguem tanto quem já está em sofrimento e pode achar a vossa opinião demasiado importante pois já está fragilizado, não fiquem no Facebook, especialmente, a criticar a pessoa que se deixa manipular por aquele que a põe no tal "jogo", não julguem a pessoa por ela ter procurado esta saída porque, para ela, isso fazia sentido, embora possa não fazer para nós. Não vão dizer em jeito de crítica que as pessoas que se submetem a este jogo não têm "sanidade mental". Quem sabe do assunto, sabe que, realmente, não têm essa tal "sanidade mental", mas não como vocês se referem a ela, de forma rude e preconceituosa.
Isto tudo para dizer que os culpados são realmente aqueles que, num ponto de vista meio leigo, só têm a psicopatia como explicação para aquilo que fazem, aqueles que estão do outro lado do ecrã a "ferir", a mentorear a destruição física de alguém que já está demasiado destruído emocionalmente para encontrar outro caminho, de alguém que ao ler os vossos comentários, que em nada mostram apoio, se pode afundar ainda mais e achar que está mesmo a fazer a escolha acertada por recorrer àquela pessoa. Nós não sabemos quem está metido "nisto", não sabemos quem está mal, quando estamos com o computador ou o smartphone à nossa frente, e aqueles que precisam de palavras de conforto continuam a sentir-se desprezados por nós, sem que tenhamos noção disso...
Vamos ter mais empatia, vamos encarar a doença mental - porque é disso que se trata - com maior respeito e sensibilidade, vamos pensar antes de falar ou escrever, vamos mostrar apoio àqueles que estão em sofrimento, porque eles já se julgam o suficiente a si próprios.


E para quem estiver a passar por algum momento menos bom, para aqueles que se sentirem debaixo daquele gigante nuvem cinzenta, lembrem-se que vocês são fortes, vocês são importantes, têm muita gente que se importa, são bem mais capazes do que pensam e vão conseguir ultrapassar a situação, por mais tempestuosa que esteja a ser. Há muitas saídas de um problema, e não são mais fracos que os outros por pensarem nessa saída em que estão a pensar, mas lembrem-se que coisas melhores virão - porque vêm sempre -  e vocês querem mesmo estar aqui para as conquistar. Ok? 

14 comentários:

  1. Oie!
    Eu acabei de entrar no instagram e me deparar com a seguinte imagem : joguinho é o caramba, tem que dar surra neles, com a imagem de um chinelo.
    Sério, o que dizer de pessoas assim? Tem muito adolescente por aí que só precisa conversar. Eles não estão matando, não estão roubando, mas estão desesperados e se sentindo sozinhos, muitos pensando em desistir de algo tão valioso : a vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que isso só podem ser pessoas que não têm um pingo de sensibilidade ou então não pensam!
      É verdade... Muitos só precisam de um pouco de companhia, de alguém que os ouça.

      Eliminar
  2. Perfeito seu post, as pessoas tem que pensar melhor antes de agir e pensar e principalmente ter personalidade e opinião própria para não participar de "jogos" deste tipo que você citou. Às vezes me pergunto onde esse mundo vai parar... Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Esse jogo é o pior jeito que inventaram de tirar alguém que está no fundo do poço... pessoas sem coração

    ResponderEliminar
  4. O grande problema é que vivemos numa sociedade preconceituosa e injusta, onde as doenças psicológicas são encaradas como preguiça, "falta de chapada" (não são palavras minhas, são palavras proferidas por outros pela internet e na "vida real"), frescura e até mesmo falta de atenção. Por muitas vezes tenho visto comentários do género: "Na minha altura não existia baleia azul e sim chinelo azul" ; "se apanhassem mais porrada não se metiam nessas coisas" ; "estes jogos são coisas de quem não tem mais nada que fazer então divertem-se a morrer" , etc etc. A sociedade evolui em certos aspetos mas noutros mantém-se completamente retrógrada e ignorante. Enfim...
    Btw, Adorei o post. Já há uns dias que queria fazer um a falar sobre isto mas ainda não consegui arranjar motivação ou as palavras certas para ir escrever. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Oi Bia! Excelente post, precisamos mesmo debater esse assunto até acabar com a ignorância e preconceito do povo. É muito fácil julgar, já vi dizerem "não aconteceria com filho meu porque levaria uma boa surra". Não sei o que é pior, achar que depressão, apatia, falta de vontade de viver, desespero, entre outros, se cura com surra ou achar que os jovens são assim por culpa exclusiva da criação que têm em casa. São tantas coisas envolvidas, né? Ninguém sabe a situação de cada família, de cada criança e adolescente, o que se passa na mente de cada pessoa, suas dores...
    Enfim, falta empatia mesmo, humanidade, compreensão, amor ao próximo.

    Obrigada por nos proporcionar essa reflexão.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Olá Bea, tudo bem?
    Gostei muito da iniciativa do post! Não sabia muito sobre esse "jogo",mas agora com esse post, entendi o quão perigoso é.
    Infelizmente, parece que o mundo está regredindo. As pessoas só se importam com si próprias, e em relação ao outro, só sabem julgar. Vemos muito isso na internet, não só em relação a esse jogo, mas em muitas outras coisas também. Ótima reflexão.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. Oi Bia, tudo bem? Existem pessoa que são péssimas mesmo, que instigam os outros a fazerem aquilo que eles próprios não tem coragem e pior, sentem prazer nisso. A mente é complicada, mas existem leis punem pessoas que induzem, instigam e auxiliam pessoas a cometerem atos contra si. O fundamental é prevenir os mais novos e ficar alerta ao que eles veem. Beijos

    ResponderEliminar
  8. O assunto é sério, e as pessoas estão perdidas nesse jogo!
    O pior é você falar que é contra e ser atacado na internet isso é triste, vê pessoas, seja elas crianças, adolescente se matando por causa de nada!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  9. O assunto é sério neh
    Muitos acham que depressão é brincadeira coisa de gente fraca mas nao é
    É resultado de tanto descaso e falta de amor ao próximo
    Que Deus ilumine e abençoe todos que estão passando por isso
    Para que não desistam de Viver.

    ResponderEliminar
  10. Ainda nao consigo acreditar que existe pessoas que ainda caem numa armadilha dessa,desprezível brincadeira macabra.

    ResponderEliminar
  11. Uma das coisas que mais tem me feito sair das redes sociais é a falta de empatia alheia e a coragem que algumas pessoas possuem em ser cruéis porque estão protegidas por uma tela. Eu não sei o que leva uma pessoa tão jovem fazer parte de um jogo como esse - e depois que assisti o filme Nerve - pude identificar melhor os motivos e ter ainda mais amor a quem precisa. Adorei a reflexão. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Esse jogo da baleia azul é horrível, mas infelizmente tem gente que gosta desse jogo. Esse jogo é perigoso muitas pessoas estão morrendo. Precisamos ter muito cuidado com esse jogo, quem tem filhos é preciso ficar atento, seu post muito importante é um alerta, bjs.

    ResponderEliminar
  13. As pessoas estão viciadas na internet em fazer piadas com tudo pra ganhar likes. Acabam brincando com assunto sério e menosprezando assuntos importantes e que afetam milhares de pessoas. O jogo é ridículo, é escroto mas se existem pessoas morrendo por causa disso, qual é a graça?

    Post maravilhoso.
    Abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...