quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Renascendo

Foto: Bruno Silva
Coentral, Castanheira de Pera, Julho/2017
Passaram-se dois meses da tragédia e eu continuo sem saber o que dizer ou como o dizer, sabem? Está aqui tudo trancado e continua a pesar todo este cinzento à nossa volta - salvam-nos os fetos que já brotam do meio das cinzas. Para quem não sabe do que estou a falar, sou de Castanheira de Pera, por onde passou aquele incêndio infernal que tanto com ele levou. E eu tenho muita necessidade de falar nisto, mas não consigo! E não é à falta de me perguntarem se iria escrever sobre o mesmo... Mas o que querem que escreva ao certo? Eu queria saber o que dizer, juro!
Ainda na noite passada, sonhei que estava tudo a arder, é sonho recorrente nestes dois meses, e acordo, mais uma vez, com os gritos do meu pai ("Senhor Álvaro, venha molhar as coisas!") que continuam na minha cabeça e já são do incêndio do ano passado. Nada que se tenha comparado à tragédia que por aqui passou desta vez, mas foi a primeira vez que senti na pele o que era a iminência de perdermos as nossas coisas, a terrível adrenalina do pensamento "Eu posso morrer aqui". "Podemos todos morrer aqui", pensei muitas vezes, ainda não sabendo do triste destino de tantos outros que perderam a vida a escassos quilómetros de nós... E do destino daqueles que viram as suas coisas a serem devoradas pelas chamas, por aquele tornado de fogo que se aproximava com tanta força de nós e trazia atrás o cheiro do medo. E o cheiro continua cá. Eucaliptos. Eucaliptos queimados. Cinzas. Terra e cinza húmida, pelo fresco da noite.
Está tudo aqui tão presente e o país continua a arder, sem que esta catástrofe tenha servido de exemplo. Será que é suposto queimar tudo? Quero entender tudo o que se passa, mas também quero perceber como se faz o luto, quero saber como me posso ajudar e como posso ajudar aqueles que me rodeiam. Sinto uma impotência tão grande! E ponho mesmo em causa o meu futuro profissional, pois vi que não passo de uma coisa minúscula perante a imensidão que tudo o resto é. Que diferença posso fazer quando tudo está abalado, destruído?
Digo para mim mesma e para todos os que me falam nisto que já passou, o pior já foi, que agora é reerguermo-nos. Mas, apesar de querermos paz, queremos também justiça, porque a injustiça e o oportunismo estão a vir de todo o lado, mesmo de onde menos se espera. Queremos entender o que aconteceu, sem rodeios ou subterfúgios - porque sinto que ficou tudo muito em aberto. Somos constantemente relembrados do que aconteceu, não que seja suposto esquecer (embora, por vezes, queira passar uma borracha no assunto), e eu sei que é isso que vos estou a fazer agora e, por isso, desculpem-me, mas precisava de falar do assunto, mesmo que fique tudo por dizer...

16 comentários:

  1. Bia, eu sou brasileira e não vivi tão perto esta tragédia como você, mas ainda assim já me peguei a pensar neste episódio várias vezes. Não sei como te reconfortar, talvez minhas palavras aqui, do outro lado do atlântico, possam te deixar uma centelha de esperança. Tais tragédias são inexplicáveis, mas nos dão forças pra continuar a viver, a vida é rara! É um dom e temos que vivê-la da melhor maneira possível.
    Sua frase que mais me marcou foi: "Queremos entender o que aconteceu, sem rodeios ou subterfúgios - porque sinto que ficou tudo muito em aberto" e saiba que aqui nós também queremos entender o que foi esta tragédia, para que possamos evitá-las no futuro. Fique bem. Beijos e abraços da amiga brasileira, Tati

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo apoio!
      Esta tragédia marcou, sem dúvida, muitos... Só insensíveis poderão passar ao lado. Mas infelizmente parece que não serviu de exemplo. Fala-se já em terrorismo, em atos criminosos organizados, e o país continua a arder, casas a serem consumidas, anos e anos de trabalho. Ninguém tem meios de combater algo com estas proporções. Mas o pior é quando um povo se sente traído, quando há desconfiança de que há interesses maiores em tudo isto. Entende o que digo?
      É muito triste...
      Beijos

      Eliminar
  2. Nunca estive perto de algo tão grandioso e tão trágico, então não nem consigo imaginar o terror e o medo das pessoas que vivenciaram esse incêndio. Mando boas vibrações para que nossos irmãos portugueses se reergam com ainda mais força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É terrível, não tem explicação, acredite.
      Obrigada! Com certeza todas as boas energias que todos nos enviam também irão chegar aos nossos corações e dar-nos força para seguir em frente!

      Eliminar
  3. Já vi de perto o quanto essas tragédias são devastadoras, mas não com o fogo, com a água, é tão triste ver anos de trabalho indo embora sem poder fazer nada, mas mando forças para que consigam se reerguer mais unidos, se apoiando para passar por esse momento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto a água como o fogo têm um poder demasiado destruidor, realmente... E quando vemos essa monstruosidade à nossa frente é aterrador. Mas sim, iremos RENASCER destas cinzas todas <3

      Eliminar
  4. Oi querida, que tocante o seu texto. Não tenho ideia do que você passou de perto, mas tudo o que eu acompanhei pelo TV me deixou profundamente sentida e entristecida.
    E me deixa ainda mais tocada o fato de você ainda reviver esses momentos de medo. Se eu pudesse desejar algo para você, seria que você conseguisse superar isso e ficar bem. Você e todos a sua volta. Que superem isso e consigam se reerguer e ser felizes.
    Um grande beijo e abraço.

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Estamos todos habituados a ver grandes tragédias na televisão e sempre ficamos abalados mas quando sentimos na pele é tudo tão mais complicado... Ainda mais quando achamos que só acontece com os outros. Isto para dizer que parece que ainda me deixa com a sensação de "isto foi mesmo dantesco" quando sei que vocês aí também têm conhecimento de tudo o que se passou ou está a passar por cá.
      Obrigada pela força! ^^

      Eliminar
  5. Oii Bea ^^
    Felizmente eu nunca presenciei algo tão triste e trágico, mas suas palavras me tocaram e me fizeram querer ajudar. Tão ruim o sentimento de impotência, né? Tão ruim estar de luto por tantas coisas que a gente não consegue nem separar uma da outra e sentir direito :/
    MilkMilks ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      É verdade, antes de não saber lidar bem com o luto, são vários motivos, além das mortes (o mais doloroso, claro), para o fazer... É muito para gerenciar e muita gente a sofrer.
      Mas haveremos de ultrapassar isto!
      Obrigada pela simpatia ^^

      Eliminar
  6. Olá, como vai?
    Nossa Bia, eu sinceramente estou com o coração apertado ao terminar de ler esse post... Realmente a sensação de impotência diante de tal tragédia é imensa. Que Deus abençoe a cada um e ajude a superar essa situação aterradora!
    Beijo, beijo!

    ResponderEliminar
  7. Oi! Nossa eu fiquei/ ainda tô chocada ao terminar de ler o texto suas palavras me tocaram profundamente! Eu te desejo muita sorte é que Deus te ajude a superar este momento! Bjsss força!💪❤

    ResponderEliminar
  8. A sensação de impotência diante de uma situações desta é realmente é angustiante. É preciso muita força para superar tudo isso. Desejo força e que Deus abençoe a todos neste momento.

    ResponderEliminar
  9. Seu texto é muito tocante, é emocionante, verdadeiro. É muito doloroso quando uma tragédia como essa acontece e é preciso muita força para superar. Que Deus abençoe a todos e conforte os corações.

    ResponderEliminar
  10. Nossa eu não conhecia essa tragédia! Sou de Portugal... Mas seu texto me emocionou 😱

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens visto televisão? :o
      O incêndio "de Pedrogão Grande"...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...