quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Impurezas.

Sinto-me péssima, frustrada. Tento escrever para escapar à pesada carga teórica que nos obrigam a saber, como se isso fosse determinante da nossa vocação para lidar com as pessoas, e perco a minha inspiração, perco o que tenho de genuíno... 
Depois penso que só consigo escrever quando sofro. A dor é condição essencial, parece-me, nas nossas vidas, na existência humana, e sem ela não há criatividade, sem ela não há mentes turbulentas, não há passados sofridos, não há histórias bonitas para contar, não há felicidade que valha a pena de tão gratificante que pode ser. E o que interessa, na realidade, não é a quantidade de dor pela qual passamos, não é estimar o grau de dor que suportamos, mas sim em que a transformamos, ou seja, a nossa capacidade de fazer algo bom, útil para nós, de uma coisa extremamente desagradável... E todos nós somos capazes de construir a partir do sofrimento, com mais ou menos motivação, mais ou menos força ou vontade, mas conseguimos. No meu caso, recorro à escrita para aliviar o peso dos momentos maus, o peso da saudade, da decepção, dos desamores, desencontros e desilusões da vida.
Não tenho jeito para poesia, mas sinto que tenho uma mente feita de versos, sabem? Quem me dera conseguir expressar toda a minha dor em poema, seria tão mais bonito, tão mais agradável à vista e ao ouvido. Mas, por enquanto, fico-me com a linha corrida, que me sai naturalmente das mãos, na minha fuga instintiva ao que me desvia daquilo que realmente sinto que sou. Pureza. Turbulência.

12 comentários:

  1. A dor é um ótimo combustível para escrever. Vez ou outra, penso que conseguiria escrever bem mais caso terminasse meu relacionamento.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, tinha pensado isso antes de escrever e depois o pensamento fluiu e acabei por esquecer. Mas, por vezes, quando falta a inspiração, parece que a mente nos obriga a sentirmos dor para se poder "multiplicar".
      Vejo que me compreende.
      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  2. A escrita sempre será um eficaz modo de terapia. Àqueles que conseguem expressar seus sofrimentos e transformá-los em obras de arte são pessoas diferenciadas. Não deixe de escrever até alcançar esse estado, até que as palavras se tornem tão naturais quanto respirar. Tente fazer poesias, adoraria ler alguma de sua autoria.

    Beijos Bea

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada pelo apoio :)
      Se a poesia me fluisse tão bem quanto o resto, escreveria!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ótimo texto, a dor nos torna mais suscetíveis a pô-la para fora através das palavras...eu escrevo, e elas saem mais facilmente quando escrevo sobre a dor, o amor ( ou desamor) a perda.
    Você escreve muito bem, continue!

    www.detudopouco.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada! :)
      Infelizmente, é verdade que quase só nos tornamos artistas quando sofremos...
      Beijos

      Eliminar
  4. A inspiração pode nascer de fontes contraditórias, a felicidade, o vazio, a monotonia, o caos..., tudo depende do que você deseja de fato expressar. Dor? ela não tem beleza, só é misteriosa por ser gritante, esse seu texto é a prova disso, ele nasceu da estagnação e fluiu divinamente. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada pelo comentário tão querido, como sempre <3

      Eliminar
  5. Como dizem as modinhas do Facebook: "Estou comentando com os pés pois estou aplaudindo com as mãos". Acho que desse mal sofremos todos nós autores, a dor realmente parece como um combustível que nos move ou como algo que nos impulsiona. As histórias que escrevo e acho mais bonitas vêm sempre depois de uma desilusão. Seja amorosa, familiar, ministerial, fraternal, enfim... Sempre que alguém me machuca ou decepciona, transformo aquele sofrimento em algo belo e eterno, assim como você faz! Parabéns seus textos sempre são bem escritos e convidativos! Amo ler o que escreve, amo de paixão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que todos nós, apaixonados pela escrita, somos um pouco movidos pela dor, mais até que pelo amor, arrisco-me a dizer...
      Muito obrigada pelo carinho! :)

      Eliminar
  6. Adorei o texto. Eu muitas vezes também uso a dor como combustível pra me inspirar e isso ajuda, acaba se tornando de certa forma uma terapia. Usar isso na escrita é uma boa. Acho que vou tentar. :D

    ResponderEliminar
  7. Usar a dor para escrever ajuda em muito, consegui ler seu texto praticamente como um poema, ele é carregado com a emoção equivalente que os poemas tem, é só praticar que logo mais você vai escrever coisas lindas em versos. Parabéns

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...