quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

"My Mad Fat Diary"

Olá, olá,
Nem podia arranjar melhor título para esta postagem, porque o nome da série diz tudo e cada episódio é tudo! "My mad fat diary" é uma série relativamente recente (estreou em 2013 - o que me diz que já vou atrasada...), mas a história passa-se nos finais dos anos 90, e segue a vida de Rachel - ou Rae -, uma rapariga de 16 anos que esteve internada num hospital psiquiátrico, por tentativa de suicídio. Rae é uma jovem obesa com sérios problemas de autoestima e autoconfiança e muita falta de amor próprio, com a qual me consigo identificar bastante, infelizmente... E devemos, trazendo isto para a vida real, pensar que a maneira como a sociedade faz as pessoas com excesso de peso se verem não ajuda nada a que se sintam de outra forma, não é? E, se me seguem há algum tempo, sabem como debato, com frequência, este assunto.
Felizmente, acima de tudo, o que vejo nesta série é representatividade, é a atribuição de um estatuto de "pessoa como as outras" à pessoa obesa, coisa que, horrivelmente, nem sempre acontece, quer na vida real, quer na ficção, em que o "gordinho" tem, geralmente, um papel secundário ou pouco importante, quando não é mesmo aquele que é posto de lado ou de quem se faz troça... (fico enraivecida só por pensar nisto!)
"Quando viveste por muito tempo na sombra de outra pessoa, começas a habituar-te a isso."
Enfim, a série retrata os tempos depois da protagonista sair do hospital psiquiátrico e a sua reintegração e regresso à vida normal, onde entra a mãe que, na minha opinião, embora ame a filha, não consegue dar-lhe a estabilidade que ela precisa, e a (ex) melhor amiga, Chloe, que tem um novo grupo de amigos, os quais vão também acompanhar Rae neste jornada complicada, sem saber, durante algum tempo, do seu historial. Há muitos amores, desamores e desapontamentos, como é de esperar de uma série que retrata a vida de adolescentes, mas há sobretudo crescimento das personagens.
"A partir de agora, as pessoas podem ou aceitar-te por quem tu és, ou podem ir lixar-se."
A verdade é que a série, além de ter uma ótima banda sonora (vejam até ao fim e chorem tudo ao som de Creep dos Radiohead), é super cativante, em grande parte graças ao tema que aborda, um pouco em torno da doença mental e de como o paciente se vê e perceciona o ambiente em seu redor - adoro as cenas de Rae com o psicólogo, Dr. Kester. Outra coisa que me "chamou" foi o facto de ser pequenina, visto que tem 16 episódios, de +/- 46 minutos cada, divididos por 3 temporadas, o que faz com que assistir seja super rápido. E vocês sabem que eu não gosto de episódios longos, mas estes prenderam-me! Ah, e a minha "pseudo paixoneta" por Finn, uma das personagens, também não me deixou desmotivar a meio! Ehehe. (Spoiler: ela é louca por desperdiçar aquilo!)
Acabei de ver na noite passada, o que não foi muito inteligente da minha parte visto estar em época de exames... Fiquei um bocadiiinho triste no final porque, embora entenda as razões de Rae e ache que ela estava certa (eu faria igual, muito provavelmente... - não, esqueçam, eu não tive coragem para o fazer), gostava de ter visto uma coisa mais amorosa - credo, até parece que gosto de romantiquices! Pelo menos a kiss goodbye, Raemundo!
Bem, o que quero dizer é que aconselho profundamente. Vê-se bem em duas noites de insónia, ou sem insónia (como queiram!), e acho que dá algumas lições, principalmente se se identificarem com determinados pensamentos e emoções, como eu, o que será natural.
Deixo-vos aqui a cena que vi, amei, e que me fez procurar a série. E não sabem o trabalho que tive em encontrar este pedacinho legendado, porque tenho estado a ver sem legendas (no Youtube mesmo),  o que até me dificulta o trabalho visto que, às vezes, o sotaque deles é um bocadinho acentuado demais para eu entender - vocês vão notar isso!
Agucei-vos a curiosidade ou já conheciam??

14 comentários:

  1. Não posso expressar a gratidão que sinto ao entrar aqui e ver esse post. Eu não conhecia essa série, mas já estou em busca. Achei simplesmente genial. Sério! Ela é o tipo de drama que sei que irei gostar de acompanhar. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja mesmo!! :) É ótima e acredito que nem o meu texto fez jus a tudo o que queria dizer!

      Eliminar
  2. Pela tua descrição a série deve ser bem interessante. Infelizmente vivemos numa sociedade em que o fisico e a beleza contam mais.
    Blessed Be!!!

    ResponderEliminar
  3. Adorei a descrição que fizeste da série. Já me atualizei de todas as minhas séries, preciso mesmo de uma nova para passar o tempo visto que estou de férias :)
    Adorei o post e o blog, segui*
    http://sararflopes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê, a sério ;)
      E a melhor parte é que é super rápida e não andamos ali muito tempo no sofrimento e no suspense. Vem depois o sofrimento porque vimos demasiado rápido, mas enfim... :p

      Eliminar
  4. Bem legal vou assistir não tenho paciência para series mais me pareceu ótima

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente, vivemos numa sociedade onde os diferentes são insultados, a maioria de iguais sempre prevalece, a serie deve ser bem legal!

    ResponderEliminar
  6. Amo séries e vou assistir essa, obrigadaaaa <3

    ResponderEliminar
  7. Oi flor, eu amo séries e ainda não conhecia essa , Jou procurar pra assistir.
    Beijos e sucesso.

    ResponderEliminar
  8. Nossa essa série eu ainda não conhecia, quero ver se é isso tudo mesmo u-u kkk

    ResponderEliminar
  9. Amo series, e essa vou começar a assistir! Bjs

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia essa série, mas já estou louca pra assistir

    ResponderEliminar
  11. Com certeza uma ótima série. Uma pena eu não ter tempo pra assistir.

    Blog Diamante Turquesa
    Siga-me no Instagram: @cristinocampos

    ResponderEliminar
  12. Essa eu ainda nao assisti!.... Mas adorei

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...