sexta-feira, 8 de julho de 2016

Tag: Confissões de uma viciada em livros

Como devoradora de livros que sou e que se preze, trago aqui hoje esta Tag, que vi no blogue Livros da Jess e que achei bastante giro para responder.

1 - Livro impresso ou e-book?
Sem dúvida, livro impresso. Acho que neste ponto a opinião de vários leitores é unânime... Sei que, pelos menos na teoria, seria possível começar a poupar a vida de várias árvores se cada um de nós optasse por livros digitais, no entanto não consigo deixar de ser egoísta e de sentir um enorme prazer com aquele cheirinho de livro novo e de folhear as páginas dele.

2 - Qual o livro que mais leste?
Okay, aqui é injusto, porque todos os livros que tenho só li uma única vez, com exceção do livro "Marley & Eu", de John Grogan, que li duas vezes e vi o filme também imensas vezes. Não consigo deixar de me apaixonar por esta história (verídica).

3 - Qual é o teu estilo literário favorito, no momento?
Claro que é, como vocês já sabem, o bom do romance policial, o thriller, por esta área... Mas claro que também gosto assim de um romance, um drama, depende do meu humor.

4 - Qual é o estilo literário de que menos gostas?
Não sei bem em que género incluir, mas os livros que menos me "chamam" são livros históricos, que envolvam política, que sejam demasiado baseados nestas duas componentes. E biografias de fulano tal também não me dizem grande coisa, pelo menos até ao momento.

5 - Qual é o teu livro mais barato?
Se bem me lembro foi o livro "O Hóspede", de Marie Belloc Lowndes, que comprei, há alguns anos, numa livraria no LX Factory e que me custou cerca de 7€ (estava em promoção). Também tenho um livro de bolso de autoajuda, de Louise Hay, que rondou este mesmo preço.

6 - Qual é o teu livro mais caro?
Creio que foi o livro "Pôr a Casa em Ordem", de Matt Ruff, que comprei numa livraria em Porto Covo (para onde vou todos os anos nas férias - está quase!) e me custou cerca de 29€, contudo já o vi bem mais barato. Anyway, não me arrependo do valor que dei por ele.  

7 - Qual o livro que mais quiseste ou queres?
Neste momento não ando assim atrás de nenhum livro, mas andei há umas semanas a querer mesmo muito o "As Raparigas Esquecidas", do qual já vos falei (aqui). Ah, e não descansei enquanto não juntei os três livros da série "Will Trent", de Karin Slaughter. Algum dia venho falar-vos deles *blink eye*.

8 - Escolhe um livro e compartilha a tua história.
Todos os livros, além da história que têm lá dentro, carregam também a nossa história com eles. Escolho "Sociedade Secreta de Raparigas", de Diana Peterfreund, um romance bastante divertido (cómico mesmo!), devo dizer. Comprei-o na livraria de que já falei, em Porto Covo, estava de férias e andava a ler este livro na praia. Num dia demasiado ventoso, estava eu a ler na toalha e de repente, não sei como, o livro salta-me das mãos e, com a ventania, enche-se de areia. Como se não bastasse, também tivemos a pouca sorte de a maré estar a subir demasiado rápido: a primeira vez ainda tivemos tempo de pegar nas coisas e mudar de lugar, mas na segunda vez veio uma onda e molhei tudo, inclusive o livro, que tive de deixar a secar e acabar de ler bem mais tarde (e ainda se rasgaram páginas).  

9 - Quantos livros tens?
E até respondi, aqui na minha escrita, primeiro a esta que à anterior porque queria ir mesmo contar quantos livros tinha. Então, assim livros "para gente grande" (vocês perceberam), tenho 79. Mas, se contar com todos os livros que tinha em miúda, exceto as duas enciclopédias que possuo, este número deve ultrapassar, com toda a certezinha, os 300 livros. Sempre fui assim,?

10 - Qual é o teu lugar favorito para comprar livros?
Bem, posso dizer que sou cliente assídua da Bertrand, visto que a maioria dos meus livros deve ter sido comprada lá. Vou aproveitando as promoções, os descontos, as vantagens que o cartão me dá e acho que nunca fui mal atendida por nenhum funcionário, têm sido todos simpáticos, o que é muuuito importante. 

11 - Tens algum livro que te arrependes de ter comprado?
Não, nenhum mesmo. Também costumo ser bastante cuidadosa e seletiva quando compro os meus livros e daí nunca me ter arrependido de ter adquirido qualquer um deles. Por algum motivo os meus pais nunca gostam que eu entre em livrarias sozinha: sabem que se isso acontecer, perdem a filha o dia inteiro. Eheheh.

12 - Mostra o teu livro favorito.
Ai, não, isto não me façam. Eu não tenho a mínima ideia de qual seja o meu livro preferido. Juro-vos. Mas se me pressionarem muito, falo-vos do "Memorial do Convento", de José Saramago, não porque é o meu livro favorito mas porque fiquei totalmeeente surpreendida com ele. Foi o primeiro livro que li de Saramago (porque foi de leitura obrigatória no Secundário) e nunca pensei que fosse gostar tanto da história, prendeu-me completamente do início ao fim e, sinceramente, não foi obrigação nenhuma ler aquela obra, nem a escrita diferente do autor me conseguiu deter. E como é para mostrar, aqui está:
josé saramago
O meu é desta edição, comprei em segunda mão, mas há mais recente.
13 - Qual foi a primeira vez que leste um romance?
Talvez há uns sete anos atrás, não sei bem... Mas sei que um dos primeiros livros que li e do qual já vos falei foi "A Doçura da Chuva", de Deborah Smith. Sei que era um dia bem chuvoso e os meus pais sairam para o funeral de uma tia da minha mãe e eu fiquei em casa com a minha prima ainda pequena e, no final do dia, os meus pais trouxeram-me aquele livro e eu comecei imediatamente a ler.

P.S.: Desculpem lá o tamanho do post de hoje. E boas leituras!

2 comentários:

  1. Olá!
    Amei você ter respondido a tag!
    Eu também não gosto muito de livros que envolvam política, nunca chamam minha atenção.
    Eu ainda não li esse livro de Saramago, mas amo um outro livro dele chamado "O homem duplicado". Esse autor é incrível!
    Adorei suas respostas!
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário! :)
      Também já li O Homem Duplicado, e pelo que soube foi feito um filme baseado no livro, não fazia ideia. Mas gosto mesmo muito de Saramago!

      Beijo*

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...